segunda-feira, 30 de março de 2009
Fotografos de Guerra Contemporâneos
O legado de Capa
Na estrada de Namdinh para Thaibinh, 25. De maio de 1954. Patrulha militar francesa
Ousadia de Robert Capa
O Olhar de Capa sobre a guerra
A Perspectiva de Robert Capa
Primeiros fotógrafos de Guerra
Muitos foram os fotógrafos que ajudaram a definir o mundo através do seu trabalho e visão e como resultado influenciaram gerações de fotógrafos, principalmente nesse momento histórico, tratando dos horrores da guerra como: Carl Mydans, Henri Cartier-Bresson (pai do fotojornalismo), Eddie Adams,David Seymour, Evgueni Khaldei entre outros.
Pois, a fotografia inicialemente serve para fins militares, fotografias aéreas foram, de estrema importância para tais interesses, no entanto a maioria desses fotográfos marcaram o século 20, muitos lutaram contra o fascismo, foram motivadores e agitadores populares, apesar de suas fotos na maioria serem conhecidas por seu cunho jornalístico, publicadas em grandes Jornais e revistas do mundo inteiro tiveram extrema importância para o engajamento popular e lutaram pelos direitos humanos atravéz do uso da suas imagens.
Blick-Winkel: Primeira fotografia de Guerrra
Novo olhar da Primeira Guerra Mundial
Com o advento da fotografia, grandes mudanças ocorreram na divulgação da Primeira Guerra Mundial e nas próprias táticas de guerra, muitos cartazes de incentivo ao alistamento nas forças armadas, fotos do front e até mesmo cartazes e catálogos de armamento bélico circulavam no continente europeu e países afetados direta e indiretamente durante primeira guerra, fotos aéreas faziam um papel importante para o conheciemnto do terreno do inimigo eminente, fotos de cidades devastadas e pessoas brutalmente assassinavas foram publicadas, um verdeiro "choque" pra sociedade mundial. Foi uma grande mudança desde o ponto de vista histórico à transformação do olhar
Bibliografia história da fotografia de Guerra
Bibliografia
- Eder, Josef Maria History of Photography Dover Publication, Inc. New York. 1972.
- Focal Press The Focal Encyclopedia of Photography (Two Volumes Set) Focal Press Ltd. London, 1972.
- Gernsheim, Helmut & Alison Gernsheim Historia Gráfica de la Fotografia Ediciones Omega. Barcelona, 1967.
- Kodak Limited. All About Photography Kodak Limited Public Relations Division. Hemel Hempstead. 1977.
- Langford, Michael. The Story of Photography Focal Press London, 1980
- http://br.geocities.com/victorinooliveira/fotoh.html
Câmeras fotográficas utilizadas nas primeiras guerras e no início do fotojornalísmo
Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial profissionais e amadores usavam a câmera Rolleiflex lançada no mercado em 1929 pela firma Francke & Heidecke. Esta câmera, precursora das numerosas câmeras duplo-reflex, utilizava filme em rolo e era menos volumosa do que a Ermanox (placas secas) produzindo um negativo de 6 X 6 cms.
Ernst Leitz criou uma câmera amadora com uma qualidade óptica extraordinária, e que aos poucos foi ganhando mercado, sendo usada largamente no fotojornalismo. Já em 1930, a Leica era tão popular que o formato 35mm começou a ser progressivamente preferido para o uso amador, estourando como formato após a Segunda Guerra Mundial.
Primeira fotografia de Guerrra
Em 1851 a publicação do processo do Colódio por Frederick Scott Archer(1813-1857) na revista "The Chemist" marcou o início de uma nova era para a Fotografia. Scott Archer, escultor inglês, vinha utilizando o Calotipo para obter retratos de seus modelos para estudo. Na tentativa de aperfeiçoar o Calotipo, Archer vinha tratando os papéis com várias substâncias até que utilizou o colódio, solução de piroxila em partes iguais de álcool e éter. O processo de Scott Archer além de proporcionar uma ótima definição possuía a vantagem de ser 10 vezes mais rápido do que o de albumina no vidro. Archer não patenteou o processo, ao contrário de Talbot, permitindo assim a livre utilização das placas úmidas.
O processo do Colódio permitiu que pioneiros como Roger Fenton (1819-1869) fotografassem a Guerra da Criméia em 1855. Fenton realizou cerca de 330 fotografias que são, sem dúvida, as primeiras imagens de guerra de que temos conhecimento.