segunda-feira, 30 de março de 2009

O Olhar de Capa sobre a guerra

7 De outubro de 1943. París França. Os principais correios, destoídos pelos alemães antes da libertação da cidade por Robert Capa
Soldado americano morto por tropas alemãs, 1943 por Robert Capa

Londres. Junho-Julho, 1941. Próximo Waterloo Road, uma área que foi bastante danificada durante o Blitz. St John's Church, massas onde continuou a ser realizada, apesar dos danos.
Paris. Place de l'Hôtel de Ville. 26 agosto, 1944. Soldados alemães começaram a disparar contra o desfile, durante a celebração da libertação da cidade

Espanha, 1936 por Robert Capa

Robert Capa diferencia suas imagens pois ele as vivencia, faz parte da população e consegue a retratar com singularidade.
Em Novembro-dezembro de 1936. Madrid, Espanha, após o bombardeio aéreo italo-alemão, que durou de novembro de 1936 a fevereiro de 1937, foi um dos mais ferozes da Guerra Civil. Os civis foram severamente afetados pelos bombardeios. A fotografia de Robert Capa retrata nesse momento fragilidade humana, e ao mesmo tempo a alegria de crianças brincando frente a uma fachada metralhada.
Em 1938, Capa vai à China para fotografar o conflito sino-japonês, retornando à Espanha em 1940, logo que a França cai sob o jugo nazi. Retira-se em seguida para os Estados Unidos, onde começa a trabalhar para a revista Life. Posteriormente vai para Inglaterra e depois para a Argélia.

Nenhum comentário: